Logo

Como Ter Sucesso no Shopify: Guia Completo

Como Ter Sucesso no Shopify: Guia Completo

O mercado de e-commerce está crescendo rapidamente, com projeções de alcançar impressionantes US$ 8 trilhões em vendas até 2027. Com grandes redes de varejo, como o Walmart, abraçando o e-commerce e plataformas como o Shopify facilitando a abertura de lojas online, é evidente que o mercado de vendas online continuará a crescer por muitos anos.

Porém, enquanto há uma abundância de marcas de e-commerce (somente o Shopify tem mais de 2,3 milhões de lojas ativas), ter sucesso e se tornar lucrativo é uma história totalmente diferente. A demanda existe, mas a concorrência também é acirrada, e as pequenas marcas de e-commerce precisam competir não apenas com lojas concorrentes diretas, mas também com gigantes do e-commerce como a Amazon e o Walmart.

A boa notícia? Como muitos exemplos de sucesso já mostraram, mesmo lojas nichadas no Shopify podem conquistar um espaço no mercado e alcançar resultados incríveis, desde que sigam as estratégias certas e evitem alguns dos erros comuns.

Razões pelas Quais as Lojas Shopify Fracassam

Apenas cerca de 5-10% das lojas no Shopify conseguem lançar um negócio lucrativo. Isso significa que, para a maioria das lojas, todo o tempo, esforço e investimento são desperdiçados. Mas quais são as razões subjacentes para a taxa de sucesso do Shopify ser tão baixa? Vamos analisar as causas mais prováveis abaixo.

  1. Pouca Pesquisa de Mercado e Planejamento

Talvez o maior diferencial no sucesso de uma loja no Shopify ocorra antes mesmo da loja ser construída. Somente ao passar por um processo de pesquisa e planejamento completo, é possível esperar construir uma loja bem-sucedida, porque os insights que você ganha ditarão todas as decisões que você tomar.

Infelizmente, muitos vendedores estão ansiosos para começar a vender o mais rápido possível e acabam pulando ou apressando etapas cruciais do processo de pesquisa. Isso resulta em desconhecimento sobre o público-alvo, posicionamento inadequado do produto, precificação ineficaz e uma série de outros problemas que tornam muito difícil competir com lojas mais estabelecidas.

  1. Não Compreender o Público-Alvo

Os clientes estão no centro da descoberta de como ter sucesso no Shopify. Mas, se você não souber para qual público seu produto e marca são direcionados, acabará com uma loja genérica que não atrai ninguém.

Além disso, não conhecer seus clientes ideais tornará muito difícil desenvolver estratégias de marketing eficazes. Você não saberá quais problemas abordar, como destacar seus produtos e terá dificuldade em criar uma experiência de cliente que atraia seus melhores compradores.

  1. Branding Genérico

46% dos consumidores nos EUA estão dispostos a pagar mais por marcas em que confiam. E ter uma marca forte também desempenha um papel vital na retenção de clientes.

Mas, sem dedicar tempo para entender o público e estabelecer valores claros, os novos donos de lojas no Shopify geralmente acabam com um branding genérico que não diz muito sobre o que a empresa representa. Nesse ponto, a loja fica competindo por preço, o que não é uma fórmula vencedora para o sucesso a longo prazo.

  1. Falta de Prova Social

92% dos consumidores hesitam em comprar se não virem uma avaliação de cliente. Para lojas Shopify que ainda não têm uma marca amplamente reconhecida, ter prova social é ainda mais importante.

No entanto, a maioria dos donos de lojas não tem uma estratégia para coletar e exibir histórias de sucesso dos clientes. Eles podem incluir avaliações quando aparecem organicamente, mas não têm uma maneira de pedir avaliações de forma proativa e deliberadamente incluí-las em diferentes páginas para impulsionar conversões em momentos de alta intenção. Sem prova social, muitos compradores em potencial provavelmente acabarão comprando em lojas mais estabelecidas simplesmente porque confiam mais nelas.

  1. Estratégias de Marketing Desatualizadas

O mundo do e-commerce está avançando em ritmo acelerado. E, embora estratégias de marketing comprovadas ainda funcionem, a maioria delas evoluiu e requer uma abordagem mais moderna para ser eficaz.

Por exemplo, embora você ainda possa contar com alcance orgânico e SEO, ter uma presença nas redes sociais não é mais opcional. Você precisa de uma maneira de engajar seu público e obter conteúdo gerado pelo usuário para criar demanda por seus produtos e mostrá-los em ação. Estratégias como o marketing de influenciadores também são essenciais para ganhar tração e construir rapidamente um público interessado no que você tem a oferecer.

  1. Precificação Insustentável

Uma nova loja no Shopify tem opções limitadas para se destacar no mercado. E muitas recorrem à redução de preços como uma forma de ganhar vantagem e obter tração inicial. Mas, embora isso possa funcionar no início, ter preços com margens muito pequenas é uma estratégia insustentável que eventualmente colocará a loja fora do mercado.

Isso ocorre porque, uma vez que a principal vantagem de uma empresa se torna o preço, será muito difícil fazer com que os clientes comprem a preços mais razoáveis. Isso também dificulta oferecer um bom atendimento ao cliente, investir em marketing ou melhorar a qualidade do produto, o que prejudicará ainda mais a reputação da empresa.

Sinais de uma Loja Shopify de Sucesso

Aprender com os erros dos outros é uma boa maneira de se preparar para o sucesso. Mas, ao descobrir como ter sucesso com o Shopify, pode ser igualmente valioso olhar para as razões pelas quais algumas lojas se saem extraordinariamente bem. Aqui estão alguns sinais de uma loja Shopify de sucesso para inspirá-lo ao começar sua loja no Shopify:

  1. Ótimas Avaliações

Se você encontrar uma loja Shopify altamente bem-sucedida, provavelmente notará rapidamente uma grande quantidade de avaliações destacadas no site. Lojas de sucesso fazem um excelente trabalho ao aproveitar as histórias de sucesso de seus clientes, destacando-as na página inicial, em uma página de avaliações separada e nas páginas de produtos.

As melhores lojas também estão continuamente buscando maneiras de obter mais avaliações e usá-las de forma mais eficaz. Elas empregam ferramentas de prova social para facilitar a coleta e exibição de avaliações em várias etapas e também usam notificações oportunas para aumentar a urgência e impulsionar as vendas. Quando configuradas corretamente, as avaliações também podem ser uma ferramenta poderosa de SEO, ajudando a ganhar vantagem sobre a concorrência e alcançar os primeiros lugares para as palavras-chave mais relevantes.

  1. Forte Presença nas Redes Sociais

As redes sociais são uma ferramenta integral para expandir seu público e interagir com os clientes. Marcas de e-commerce que têm um grande número de seguidores nas redes sociais têm muito mais facilidade em fazer vendas, porque têm uma plataforma enorme para realizar promoções, introduzir novos produtos, mostrar sua marca e fomentar o engajamento do público.

Embora desenvolver uma presença nas redes sociais leve tempo, estar presente nas plataformas frequentadas pelo seu público-alvo quase sempre vale a pena. E plataformas como Instagram e TikTok são perfeitas para exibir seus produtos em ação e deixar as pessoas animadas para experimentá-los.

  1. Boas Classificações em SEO

Quando alguém digita uma consulta no Google, espera que os principais resultados sejam provavelmente a melhor correspondência para o que está procurando. Na verdade, apenas 0,63% dos usuários do Google clicam em algo na segunda página de resultados.

Isso não apenas significa que estar no topo das classificações trará mais tráfego qualificado para o negócio. Também mostra que a loja é estabelecida e tem uma estratégia eficaz de SEO que está implementando há um tempo. Quando você vê uma loja de e-commerce entre os primeiros resultados para palavras-chave competitivas, pode ter quase certeza de que ela está indo bem e se destacando entre seus concorrentes.

  1. Ótima Experiência do Usuário

Os sites de e-commerce são a versão digital de uma loja física. E muitos dos mesmos princípios se aplicam ao criar uma experiência online que os clientes vão adorar.

Assim como as lojas físicas fazem do design e layout uma parte integrante da experiência, as lojas de e-commerce devem projetar uma interface de usuário que corresponda às expectativas do público e facilite a compra. Isso começa com um design bonito e consistente com a marca, mas também abrange a criação de uma experiência de usuário (UX) perfeita que antecipa as necessidades dos clientes e remove atritos em cada etapa.

  1. Experiência de Marca Distinta

Já falamos sobre como uma das razões pelas quais tantas lojas no Shopify fracassam é que elas não têm uma identidade de marca. Mas, no outro extremo do espectro, estão as lojas que realmente se destacam e não apenas têm uma presença de marca forte, mas fazem dela uma parte central da experiência do cliente.

Marcas que pegam produtos cotidianos e reimaginam completamente como poderiam ser apresentados, posicionados e vendidos para públicos que buscam algo autêntico e inovador. Essas marcas consideram cada detalhe do branding, site, design de produto e mensagens para criar uma experiência de marca unificada que se torna maior do que a soma de suas partes.